“O Espírito Santo é um ponto de liberdade fora da curva no Brasil. Índices socioeconômicos animadores, ajuste fiscal responsável adotado recentemente, população cada vez mais educada e politicamente ativa, economia pujante e alguns outros fatores nos permitem sonhar alto. Uma coisa, no entanto, pode ameaçar esse futuro próspero: os políticos. Este risco, porém, subiu a um nível alarmante. Isso porque, em 2018, o PSB e seus satélites chegaram ao poder estadual em diversas camadas, incluindo o executivo, cargos de indicação e maioria de aliados na assembleia estadual, Câmara e Senado. O partido assumiu, aqui no estado, o papel do Partido dos Trabalhadores – que nunca representou uma grande força em terras capixabas -, cumprindo a função de adotar a agenda progressista nacional, que todos conhecem. Mais do que nunca, o ES precisa de um movimento civil com valores liberais, organizado e com células por todo o estado, que ajude a proporcionar as condições políticas necessárias para frear o projeto de poder da esquerda aqui.”
Lucas Polese

Lucas Polese

Após a reeleição de Dilma Rousseff, em 2014, o país ficou ainda mais dividido. Com a polarização, movimentos de oposição ao governo começaram a se formar pelo país e culminaram no impeachment da ex-presidente. Mas, mesmo após a queda do petismo, era visível que o ES ainda estava em um cenário muito distante de outros estados, como SP, por exemplo. Aqui, alguns movimentos de rua se firmaram, mas não havia nenhum focado em comunicação, redes sociais e internet. O campo digital, na verdade, influenciava bem pouco no debate público, e a política, principalmente nos interiores, ainda era tocada de forma bastante “coronelista”.

Foi com esse objetivo, de unir ativismo de rua à comunicação e conteúdos virais na internet, que surgiu a ideia de criar o ILES - Instituto Liberal do Espírito Santo -, também inspirado em outros grupos e institutos pelo Brasil, como o ILISP. A partir daí, nossa atuação e impacto foi ganhando cada vez mais espaço pelo estado.

Hoje, após 5 anos de caminhada, construímos um passado que nos orgulha e seguimos trabalhando, com a credibilidade confiada por vocês, em prol dos nossos valores e objetivos. Estamos presentes nas ruas com manifestações, que vão desde as históricas contra o PT, até atos locais contra privilégios e aumento de salários de políticos, além de campanhas de outdoors e acompanhamento direto de câmaras e prefeituras.





E claro, com a nossa militância, também impedimos a aprovação de leis absurdas, privilégios e gastos desnecessários, ao mesmo tempo em que fomentamos o debate e a aprovação de diversas pautas positivas ao estado e à população capixaba.

Hoje, mais do que um instituto liberal, o ILES é uma ideia: a ideia de que a participação popular e valores inabaláveis não só podem, como irão, transformar a política e a realidade do Espírito Santo. Quer colaborar com esse projeto? Faça parte do nosso time ou contribua com uma doação!